Páscoa: 3 receitas fáceis com chocolate
22/03/2016
Mandioca: entres as páginas de história e os fogões – Combina com Mate Couro
30/03/2016
Mostrar tudo

3 sobremesa mineiras em calda – Combina com Mate Couro

Depois daquela almoço gostoso em família com muito frango com quiabo, angu, couve, arroz, feijão e Mate Couro vem a vontade de comer um docinho, não é? Para combinar com um almoço mineiro nada melhor que uma sobremesa mineira. Uma não, três!

 

Chuvisco Mineiro

mate-couro-sobremesa-mineira-em-calda-chuvisco-mineiro

Ingredientes:

  • 24 gemas passadas na peneira
  • 5 colheres (sopa) de creme de arroz
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo.
  • 8 1/2 xícaras de açúcar granulado grosso
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 4 xícaras de água

 

Leve a água e o açúcar ao fogo alto até ferver e ficar no ponto de fio branco. Separe metade da calda, aromatize com a essência de baunilha e reserve.

Em outro recipiente misture bem as gemas peneiradas, o creme de arroz e a farinha de trigo. Reserve.

Leve a calda restante novamente ao fogo. Deixe ferver, reduza o fogo para brando e com a ajuda de duas colheres faça os chuviscos. Basta pingar aos poucos a massa de gemas na calda fervendo, dando o formato de gotas. Cozinhe por 1 ou 2 minutos, retire com uma escumadeira e coloque na calda aromatizada. Deixe descansar até o dia seguinte.

 

Figos em calda

mate-couro-sobremesa-mineira-em-calda-doce-de-figo-em-calda

Ingrediente:

  • 2 kg de figos verdes
  • 10 xícaras de açúcar
  • 6 cravos-da-Índia
  • 5 pedaços de canela.

 

Lave bem os figos, escorra e faça um pequeno corte em cruz no fundo de cada um, eliminando os cabinhos. Lave novamente. Coloque os figos em uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo. Quando ferver cozinhe por cerca de 20 minutos ou até ficarem macios. Tire do fogo e escorra. Coloque os figos em um saquinho plástico limpo e deixe no freezer até congelarem. Retire do congelador, passe os figos em água corrente, esfregando-os um a um com as mãos para soltar a pele. Lave os figos novamente e deixe escorrer bem.

 

Em uma panela grande, coloque 8 xícaras de água, açúcar, cravos, canela e leve ao fogo alto mexendo sempre. Deixe começar a ferver, pare de mexer e cozinhe até a calda ficar em ponto de fio grosso.

Acrescente os figos. Quando ferver, cozinhe por cerca de 30 minutos, tire do fogo e deixe esfriar na calda até o dia seguinte. Coloque novamente no fogo e, assim que ferver, cozinhe por mais 30 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar.

Prove o figo: se estiver macio e saboroso, o doce estará pronto; se não, deixe na calda até o dia seguinte e repita a operação mais uma vez.

 

Doce de mamão verde

mate-couro-sobremesa-mineira-em-calda-doce-de-mamao-verde

Ingredientes:

  • 1 mamão bem verde e grande, com cerca de 2 kg
  • 6 xícaras de açúcar
  • 3 cravos-da-Índia
  • 2 pedaços de canela

 

Lave  enxugue o mamão. Faça cortes superficiais na casca no sentido do comprimento. Espere cerca de 1 hora para escorrer a seiva. Lave bem, enxugue novamente, descasque o mamão e corte ao meio no sentido do comprimento. Usando um cortador de legumes, corte a polpa em tiras bem finas e compridas. Faça um rolinho com cada tira de mamão e prenda-os, usando agulha e linha, como se estivesse fazendo um colar (use cerca de 20 rolinhos para cada colar). Coloque os rolinhos em uma panela, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando ferver, cozinhe até ficarem macios. Tire do fogo e escorra. Quando os rolinhos estiverem bem secos, elimine os pedaços de linha.

Em uma panela, junte 1 litro de água, açúcar, cravo, canela, leve ao fogo alto e, mexendo sempre, deixe começar a ferver. Pare de mexer e cozinhe até a calda ficar em ponto de fio grosso. Junte os rolinhos à calda, deixe ferver por cerca de 30 minutos ou até ficarem dourados e transparentes.

Tire do fogo, deixe esfriar, coloque em uma compoteira e leve à mesa.

 

Comentários

Comentários

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *