Combina com Mate Couro: 3 sanduíches brasileiros que você precisa experimentar

A história dos refrigerantes
01/02/2016
Frango com quiabo: bão demais, uai! – Combina com Mate Couro
19/02/2016
Mostrar tudo

Combina com Mate Couro: 3 sanduíches brasileiros que você precisa experimentar

Toda vez que falamos em sanduíches pensamos no pão, hamburguer, queijo e tomate tipicamente americano (ou seria alemão?). Só que nós, brasileiros, temos os nossos sanduíches próprios, feitos do nosso jeito e com ingredientes que agregamos à nossa cultura. Selecionamos 3 deles para você fazer na sua casa e combinar com Mate Couro.

 

1.Pão com mortadela

 

mate-couro-sanduíche-pao-mortadela

 

Tem quem torça o nariz para o sanduíche mais simples do Brasil, mas tem quem veja nele um prato maravilhoso.

 

A mortadela é uma criação italiana, um embutido de diversas carnes com temperos, e chegou ao Brasil no início do século 20. Ela logo se popularizou devido ao preço baixo e ao grande número de estabelecimentos de famílias portugesas em São Paulo que começaram a vender o lanche, onde ficou famosa principalmente no Mercado Municipal. Lá, o sanduíche de mortadela ainda é vendido como naquela época: pão francês, 300g de mortadela fatiada e alguns acompanhamentos que vão do gosto de cada um, como queijos, tomate, alface e vinagrete.

 

É fácil de fazer, não é? E nem precisa de tanta mortadela assim! Um pãozinho, algumas fatias do embutido, acompanhamentos (ou não) e Mate Couro geladinho já resolvem.

 

2.Misto quente

 

Esse é tão fácil de fazer que nem precisa de muita explicação. Pão de forma, queijo, presunto e frigideira, chapa ou misteira.

 

O misto quente faz parte de cafés da manhã e lanches em todos os cantos do Brasil. Mal sabem os brasileiros que ele tem influência na França, ou melhor, no Croque-Monsieur, um tipo de misto, só que com “sotaque” francês. Eles são tão parecidos que ambos combinam com Mate Couro!

 

Separados na maternidade (ou na frigideira): Croque-Monsieur e Misto Quente

Separados na maternidade (ou na frigideira): Croque-Monsieur e Misto Quente

 

3.Bauru

 

mate-couro-refrigerante-sanduiche-bauru

 

Esse aí é um matador de fome! O Bauru é lindão, um sanduíche tão brasileiro que tem até nome de cidade daqui!

 

Ele foi criado pelo radialista Casimiro Pinto Neto e tem data de nascimento e maternidade: foi em 1937 no restaurante Ponto Chic no Largo do Paiçandu, em São Paulo. Ele recebeu esse nome pelo próprio Casimiro, natural de Bauru, e ficou tão famoso que tem até decreto que regulamenta sua “fórmula”. Pela lei, o verdadeiro Bauru consiste em um pão francês com rosbife, fatias de tomate, picles e uma mistura de queijos derretidos em banho-maria (prato, estepe, gouda e suíço), condimentado com sal. Mas é claro que o brasileiro ia inventar seus Baurus por todo Brasil e hoje tem dele de tudo quanto é jeito: sem queijo, com presunto, com tomate seco e até almeirão.

 

O fato é que se você não experimentou esses três sanduíches ou não mora no Brasil ou não sabe como eles ficam bem acompanhados de Mate Couro!

Comentários

Comentários

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *