5 receitas de drinks com Mate Couro Sabores e Fruit (SEM ÁLCOOL)
06/01/2016
Benefícios da água mineral para a saúde
19/01/2016
Mostrar tudo

Combina com Mate Couro: a história do Feijão Tropeiro

Quem já visitou Minas Gerais sabe que, para que a viagem seja completa, é “obrigatório” experimentar o feijão tropeiro, prato típico da região. Incrementado com ovo, bacon, mandioca e outros temperos, o prato é uma das especialidades da grande maioria dos restaurantes daqui e faz parte também da nossa história. Para entender, vamos voltar um pouquinho no tempo, lá na época da mineração, quando ainda éramos uma colônia de Portugal.

 

Todos já ouviram falar, em algum momento nas aulas de história, que no século XVII foi descoberto ouro no território de Minas Gerais. Esse evento trouxe grande incentivo à exploração da região, o que atraiu pessoas interessadas no nobre metal. Vendo isso, para evitar economias concorrentes, a única prática econômica incentivada por Portugal para a região era a da mineração, sendo vedada qualquer outra, até mesmo de alimentos.

 

Tínhamos então um problema: como alimentar os moradores e exploradores da região, se a única economia permitida era a do minério? Sem poder praticar a cultura dos alimentos, eles tinham de vir de São Paulo e da região Sul do Brasil. O transporte era feito por tropas de cavalos ou mulas, guiadas por homens que eram chamados de tropeiros. Agora imagine fazer uma viagem interestadual a cavalo, quanto tempo não levaria para chegar? Pois bem, esses homens passavam muito tempo na estrada e precisavam se alimentar pelo caminho. E naquela época não havia nenhum “Frango Assado” ou “Rancho da Pamonha” para fazer um lanche. Foi daí que surgiu a ideia de montar uma espécie de “marmita” com feijão, mandioca, carne seca, farinha e outros itens, que se misturavam no decorrer da viagem.

 

Com o passar do tempo, o prato inventado não intencionalmente pelos tropeiros chegou a Minas Gerais e começou a despertar o interesse do público: todos queriam experimentar o famoso Feijão Tropeiro, batizado assim em homenagem aos seus criadores. E o sucesso foi tanto que acabou por tornar-se um dos principais pratos típicos da culinária mineira, pois, embora muitos não saibam, traz consigo, além do maravilhoso sabor, um pedacinho da história da construção do nosso país.

 

Hoje o Feijão Tropeiro está difundido em todo o Brasil e se tornou uma combinação perfeita para um Mate Couro geladinho!

 

Comentários

Comentários

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *