Frango com quiabo: bão demais, uai! – Combina com Mate Couro
19/02/2016
4 formas deliciosas de preparar batata – Nível 1
04/03/2016
Mostrar tudo

Combina com Mate Couro: santa ora-pro-nóbis!

Se você já comeu sabe como essa planta é uma delícia. Se ainda não comeu, vale a pena procurar e experimentar. A Ora-Pro-Nóbis é uma plantinha que ninguém liga muito, mas que caiu nas graças dos mineiros, principalmente nas regiões rurais.

 

“Rogai por nós”

 

Ora-Pro-Nóbis parece um nome estranho para uma planta, nós sabemos. Ele foi dado graças ao hábito da colheita realizada enquanto um padre rezava as últimas preces da manhã. Significa “rogai por nós”. Do quintal da colheita ela ia direto para a cozinha e de lá para a mesa do almoço. Ela também pode ser chamada de Iobobrô ou Iobobró.

 

A bela planta com flores brancas acabou se tornando um ingrediente importante na culinária mineira, apesar de não ser muito conhecida em outras regiões do país. Mesmo assim, ela está bem difundida na América, sendo encontrada desde a Flórida até o Brasil. O que se consome da Ora-Pro-Nóbis é sua folha, que é carnuda e resistente, não desmancha durante o cozimento e preparo. A folha libera uma espécie de baba, bastante semelhante à do quiabo, mas quando bem feita fica uma verdadeira delícia.
mate_couro_flor_ora_pro_nobis_combina_com_mate_couro_refrigerante_minas_gerais

 

A planta é muito saudável e rica em vitaminas A, B e C. Além disso, a Ora-Pro-Nóbis também é uma importante fonte de proteína, cálcio, fósforo e magnésio e por causa de todas estas características também é conhecida popularmente como carne dos pobres.

 

A Ora-Pro-Nóbis é consumida refogada, crua, em tortas, salgados e até como salada. Acompanha diversos pratos típicos mineiros e costuma dar um sabor todo especial a qualquer combinação.

 

Entre os muitos pratos mineiros que levam a Ora-Pro-Nóbis como ingrediente essencial, podemos citar:

 

– Angu com Ora-Pro-Nóbis

– Torta de Ora-Pro-Nóbis

– Pão Verde

– Costelinha de porco com Ora-Pro-Nóbis

– Franco com Ora-Pro-Nóbis

 

Costelinha de porco assada com angu de milho verde e Ora-Pro-Nóbis refogada

Costelinha de porco assada com angu de milho verde e Ora-Pro-Nóbis refogada

 

Fora de Minas Gerais, é difícil encontrar a Ora-Pro-Nóbis, mas ela é facilmente encontrada em quase todos os quintais mineiros, por sua facilidade de cultivo. Em supermercados e feiras raramente ela é comercializada. Trata-se de uma planta com consumo popular e cultivo caseiro. Mas nada tira a importância e o sabor que a Ora-Pro-Nóbis traz para culinária mineira. Além disso, a Ora-Pro-Nóbis também tem outros usos, como para embelezar o jardim e até na medicina popular a plantinha é usada, principalmente para ajudar na cicatrização de queimaduras e outros problemas inflamatórios.

 

Comentários

Comentários

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *