Curiosidades e benefícios da erva-mate (Ilex paraguarienses)

O que é chapéu de couro? (Não, não é de colocar na cabeça…)
01/10/2015
Mostrar tudo

Curiosidades e benefícios da erva-mate (Ilex paraguarienses)

Para quem mora no sul do Brasil, a erva-mate (Ilex paraguarienses) é bastante familiar. A planta pertence à família das aquifoliáceas e é típica da região subtropical da América do Sul. Além de estar muito presente nos estados do sul, também é possível encontrar a erva-mate no Mato Grosso do Sul e em países como a Argentina (principalmente na região norte), Paraguai e Uruguai.

blog2

A árvore de erva-mate pode chegar a atingir aproximadamente 12 metros de altura, tem o caule num tom acinzentado, folhas ovais e o fruto é pequeno, podendo ser verde ou vermelho arroxeado.

Consumo no Brasil: das ocas às casas

Os índios Guarani e Quíchua foram os primeiros a utilizar a erva-mate, bebendo infusões preparadas com as suas folhas. Até hoje, algumas pessoas cultivam esse hábito na região sudeste do Brasil, enquanto no sul o chimarrão e o tererê são mais comuns. Em Minas Gerais o a erva-mate está presente na fórmula de uma das bebidas mais típicas do estado, o refrigerante Mate Couro. A união da erva-mate a duas outras plantas – o chapéu-de-couro(link) e o guaraná – deu origem ao Mate Couro, com sabor inigualável.

blog3

Bom para o corpo, bom para a saúde

Pouca gente sabe, mas a erva mate pode proporcionar grandes benefícios para a saúde humana. Vários estudos já foram realizados e descobriram que ela é rica em vitamina C e D, além das componentes do complexo B. Além disso, a erva-mate também tem uma grande quantidade de sais minerais, como o potássio, o cálcio e o manganês.

O consumo da erva-mate ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce (tanto da aparência quanto das células). Também ajuda a melhorar o processo digestivo, age contra o reumatismo, tem efeito diurético, laxante e ainda estimulante.

A ação estimulante da erva-mate se aplica às funções cerebrais e físicas. Ela colabora no sentido de melhorar a circulação do sangue e contém substâncias que aumentam a libido. Quem ingere regularmente a erva-mate de alguma forma tem a sua respiração regulada e tende a se sentir mais disposto e com mais vigor.

A erva-mate traz benefícios estéticos também, uma vez que favorece o emagrecimento e combate as temidas celulites. Previne a diabetes e o Mal de Parkinson e ajuda a manter as taxas de colesterol e de triglicerídeos reguladas. Também é útil na prevenção de gripes e alergias.

São tantos benefícios que fica impossível não gostar da erva-mate, não é mesmo? Por isso o Mate Couro é o refrigerante mais querido dos mineiros. Não existe nada igual!

Comentários

Comentários

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *