Frango com quiabo: bão demais, uai! – Combina com Mate Couro

Combina com Mate Couro: 3 sanduíches brasileiros que você precisa experimentar
11/02/2016
Combina com Mate Couro: santa ora-pro-nóbis!
29/02/2016
Mostrar tudo

Frango com quiabo: bão demais, uai! – Combina com Mate Couro

O frango com quiabo é uma receita tradicional de Minas Gerais que pode ser encontrada em qualquer restaurante típico. Unindo o frango caipira ao injustiçado quiabo, que nem sempre agrada a todos os paladares, o prato foi um dos primeiros a surgir no estado, ainda no século XIX. A origem da receita é indígena e foi elaborada justamente em uma época na qual havia grande dificuldade para comprar alimentos dos grandes centros.

 

Como surgiu?

 

O quiabo é uma planta de origem africana e chegou ao Brasil trazida por colonizadores e escravos. Devido ao fácil cultivo e ao alto valor nutricional, o fruto fibroso e meio babento – o que deixa muita gente com receio de comer – se tornou um elemento comum entre escravos e populações mais pobres. Das colônias, os europeus trouxeram galinhas, patos e gansos que não são naturais do nosso país.

 

O prato foi criado no século XIX, em Minas Gerais, utilizando os ingredientes que havia ao alcance. Havia na época grande dificuldade de obter alimentos que vinham dos maiores centros econômicos do país (Rio de Janeiro e Bahia). Existe ainda uma versão histórica que defende que o prato é uma influência indígena.

 

O frango com quiabo saiu das mesas mais simples para todos os restaurantes mineiros, inclusive caindo no gosto de famílias abastadas do estado. Rapidamente, a receita se alastrou por toda Minas Gerais e se tornou um dos pratos típicos da região. Consequentemente, ganhou o Brasil todo e se tornou uma das receitas clássicas do país.

 

Como fazer o Frango com Quiabo Mineiro?

 

Se tratando de um prato fácil e simples de fazer, o que faz toda a diferença na receita é o frango caipira. Portanto, se você deseja um frango com quiabo mineiro típico e muito saboroso, igual ao de Minas Gerais, não utilize o frango industrializado, já que este não possui o mesmo sabor do frango caipira e modifica a essência da receita.

 

Ingredientes:

 

– Frango caipira;

– Quiabo;

– Cheiro verde;

– Limão;

– Tomate;

– Cebola;

– Sal;

– Pimenta do reino;

– Tempero mineiro (açafrão da terra em pó, alho, pimenta de bode);

– Água.

 

Modo de fazer:

 

Corte o frango em pedaços, tempere com limão, sal e pimenta, e reserve por 1 hora. Aqueça uma panela com óleo, acrescente o frango e deixe até a carne ficar levemente dourada. Em seguida, acrescente a cebola, o tempero mineiro e espere até a cebola ficar transparente. Cubra o frango com água e deixe cozinhar até ficar macio.

 

Cozinhe o quiabo sem cortar as pontas, por cerca de 5 minutos em água fervente. Escorra o quiabo e refogue na frigideira até que o legume fique bem sequinho e reserve. Acrescente o frango à frigideira com o quiabo, adicione o cheiro verde e o líquido do cozido de frango. Deixe cozinhar por 3 minutos e sirva acompanhado de arroz, angu, feijão, couve refogada e Mate Couro.

 

Gostou das curiosidades? Tem outra receita de frango com quiabo? Conta pra gente!

Comentários

Comentários

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *