O que é chapéu de couro? (Não, não é de colocar na cabeça…)

Curiosidades e benefícios da erva-mate (Ilex paraguarienses)
01/10/2015
Um piquenique perfeito: 3 coisas que você precisa planejar
10/11/2015
Mostrar tudo

O que é chapéu de couro? (Não, não é de colocar na cabeça…)

Você já ouviu falar do chapéu de couro? Não é o acessório que se coloca na cabeça, mas sim uma planta de uso medicinal, que tem se popularizado graças aos benefícios que pode proporcionar ao organismo humano e ao Mate Couro. O nome científico do chapéu de couro é Echinodorus macrophyllum e se caracteriza por ser uma planta de pequeno porte, de baixa estatura, mas com folhas que chegam a ter 30 centímetros de comprimento.

As flores são brancas e com apenas uma semente. O pé de chapéu de couro se desenvolve em regiões pantanosas, desde o sul do México até o Brasil. A planta também pode ser encontrada com outros nomes: erva do brejo, chá da campanha e erva do pântano. O nome chápeu de couro se deve ao fato de que as folhas são bem duras, com uma textura semelhante ao couro.

blog5

Os reais benefícios dessa planta para a saúde são muitos

O chá de chapéu de couro é utilizado no combate à tosse e no tratamento de inflamações na região da garganta. Também ajuda na cicatrização de feridas e na recuperação de infecções na pele de modo geral.

Outra utilidade dessa planta está relacionada com a pressão arterial: ela é capaz de reduzí-la, portanto, uma aliada para quem sofre com a hipertensão. Ela também ajuda a melhorar o funcionamento do estômago, combate o ácido úrico, a gastrite e ajuda até a prevenir a arteriosclerose. Tem propriedades de combater o reumatismo e a artrite, é energética e adstringente.

Ele atua como um laxante bem suave, porém, suficiente para ajudar quem tem prisão de ventre. Essa planta pode até auxiliar quem sofre com o excesso de peso, porque tem efeito diurético, impedindo que o organismo acumule líquidos que acabam pesando na balança!

Você pode consumir o chapéu de couro em forma de chá ou Mate Couro. A planta acrescenta todos os seus benefícios e seu sabor marcante à fórmula do refrigerante mais querido de Minas Gerais.

Comentários

Comentários

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *