4 receitas mineiras com nomes bem diferentes – Combina com Mate Couro
09/05/2016
Biscoitos que todo mineiro ama (Combina com Mate Couro)
13/05/2016
Mostrar tudo

De origem no continente africano, o angu é uma iguaria que conquistou o paladar dos brasileiros ao longo dos anos.

 

O angu, de forma geral, é preparado com fubá, a popular farinha de milho. Esse prato é largamente conhecido em grande parte do território brasileiro, inclusive nos estados que compreendem a Região Sul, baseada na colonização italiana, onde ele muitas vezes é confundido com a polenta, que também carrega em sua composição farinha e outros ingredientes semelhantes.

 

Além da farinha de milho, outras variações mostram que o angu também pode ser preparado com farinha de mandioca ou farinha de arroz.

 

O nome “angu” é originário do termo africano “agun”, que era utilizado para se referir a um alimento pastoso de inhame destemperado. Já em território brasileiro, a palavra “angu” passou a ser utilizada para as iguarias preparadas com farinha de mandioca ou de milho.

 

Com o passar do tempo, em várias regiões do Brasil, inclusive nos grandes centros como a cidade do Rio de Janeiro, o angu passou a ser vendido nas ruas, fato esse que o popularizou ainda mais.

 

 

 

Diferentes regiões, diferentes influências

 

Apesar da sua matriz essencialmente africana, o angu, quando chegou ao Brasil, passou a ser preparado levando em conta as particularidades de cada região. Sendo assim, devido à presença de alguns ingredientes a mais e até à maneira como ele é preparado, é possível dizer que existem diferentes tipos de angu.

 

No estado de Minas Gerais, por exemplo, ele leva em seus ingredientes apenas farinha de milho e água, não há adição de sal. Esse tipo de angu é conhecido como angu mineiro. Há também o angu à baiana, que possui, entre os seus ingredientes, pedaços de carne.

 

Além disso, esse alimento, que antes era consumido pelos escravos, com o passar dos anos também se tornou uma das iguarias prediletas de outras classes sociais. Nesse contexto, o angu, aliado a outros alimentos, tais como doce de coco, passou a ser comercializado nas ruas, o que garantiu a sua popularidade entre as pessoas.

 

Na Região Sul, que conta com uma nítida influência europeia, entre elas a italiana, a polenta possui algumas semelhanças com o angu, visto que ela carrega em seu ingrediente farinha. Além disso, a polenta pode também ser servida frita, sendo assim mais consistente e crocante.

 

Confira outras receitas com fubá.

 

Comentários

Comentários

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *