Quatro delícias para combinar com Mate Couro no Natal
27/11/2015
Levando a árvore de Natal para a mesa! – Ideias deliciosas de árvores de Natal feitas de comida
14/12/2015
Mostrar tudo

Papai Noel existe! – Curiosidades do Natal

O Natal é comemorado no mundo todo? As renas do trenô são fêmeas?? Papai Noel existe???

 

Listamos algumas curiosidades bem interessantes sobre o Natal. Confira!

 

Adultos, não adianta fingirem: Papai Noel existe. Quer dizer, existiu. A simpática figura no velhinho barbudo tem origem em São Nicolau de Mira. Ele teria vivido no Turquia no século III.

mate couro_sao nicolau_natal_curiosidades

São Nicolau de Mira, Taumaturgo ou Bira. Fonte: Wikipedia

 

São Nicolau de Mira é o segundo santo mais retratado no mundo, ficando apenas atrás da Virgem Maria, e é o padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega. Contasse que era acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, sendo, portanto, inspiração para o “bom velhinho”. Teria sido o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral de crianças e de mães.

 

A maioria das renas do Papai Noel tem nomes masculinos: Rodolfo, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago (as outras são Corredora, Dançarina, Empinadora e Raposa). No entanto, renas do sexo masculino perdem os chifres na época do ano. Ou seja, a maioria das renas que puxam o trenó do Papai Noel provavelmente são “meninas”.

mate couro_renas_curiosidades_natal

A famosa canção “Noite Feliz” nasceu na Áustria, em 1818. Ela foi composta pelo padre Joseph Mohr enquanto buscava um instrumento que pudesse substituir o órgão da igreja. Ele imaginou como teria sido a noite em Belém no dia do nascimento de Jesus, fez anotações, e procurou o músico Franz Gruber para criar a melodia.

 

 

E Jingle Bells foi primeiramente escrita para o Dia de Ação de Graças. Hoje é parte do Natal.

 

A maioria das versões sobre o surgimento da árvore de Natal indica a Alemanha como seu país de origem. O padre Martinho Lutero teria montado um pinheiro enfeitado com velas em sua casa, para mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

 

As primeiras árvores de Natal artificiais também foram alemãs. Elas eram feitas de penas de ganso e eram pintadas de verde. As primeiras luzes elétricas – o famoso pisca-pisca – foram usadas nelas em 1895.

Comentários

Comentários

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *